O Recado que vem das Ruas

O vão livre do Masp, em São Paulo, foi palco de mais uma manifestação popular. Desta vez, o tema foi  o combate à corrupção nas esferas do poder. Chamado de Dia do Basta, o movimento nasceu nas redes sociais e se multiplicou no mundo real em várias cidades do país. Cidadãos de todas as idades saíram às ruas, com bandeiras, panfletos e palavras de ordem. No coração financeiro do país, a cada vez que o sinal de trânsito fechava, as ruas eram tomadas por caras-pintadas, caras lavadas ou ainda usando a máscara que faz uma alusão a Guy Fawkes e ficou conhecida com o filme "V de Vingança", da distribuidora Warner Bros.
Quando o sinal abria, todos voltavam aos seus lugares, mas pediam para que motoristas buzinassem também em protesto e, na maioria das vezes, o pedido era aceito. Aí, dava para sentir o poder da manifestação com  buzinas, gritos e aplausos para todos os lados... numa cadência que daria inveja a muios ritmistas por aí. 



Além de protestar contra a corrupção, os manifestantes também querem transformá-la em crime hediondo, lutam pelo voto aberto no Congresso Nacional e 10% do PIB para a Educação. 

Lado a lado, jovens, adultos e idosos, cada um a seu modo, veio deixar seu recado e sua voz. Houve quem resolvesse relembrar os caras-pintada de 1992, que pediam o impeachment do então presidente Fernando Collor, outros vieram com a força da maturidade, fazer coro aos protestos.   

Máscara de Guy Fawkes, um soldado inglês, que teve participação na Conspiração da Pólvora, em que se tinha como objetivo explodir o Parlamento inglês, durante uma sessão em 1605.

                                                      A voz que vem das ruas

   Cidadania é isso! Nasce de quem ama o lugar onde vive e quer o melhor para si mesmo e para os demais. 

Ser cidadão é antes de qualquer coisa ter a noção exata de que as mudanças que devem acontecer para que o Brasil se torne o país que queremos começa, invariavelmente, dentro de cada um de nós.

Ah, o que isso tem a ver com moda? Tudo! Isso porque cada vez mais as ruas (ou seja, eu e você) demonstram o que querem e sabem a força que têm... na moda, na vida, nos rumos de um país.                                                 


Um abraço a todos
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário